Programa de Comunicação Comparada

PLANO DE ENSINO

 IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DISCIPLINA (NOME/CÓDIGO): Comunicação Comparada / 150041

PROFESSOR (ES): João José Azevedo Curvello

Email: curvello@consultoria.net Home-Page: http://www.acaocomunicativa.pro.br

SEMESTRE / ANO: 01/2000 Turma: MPB

EMENTA

Descrição e análise de políticas e sistemas de comunicação, dentro de um contexto de globalização e de aceleradas transformações no campo das tecnologias de informação. Enfoque comparativo entre Brasil, Estados Unidos, Europa, América Latina, Ásia e países em transformações no Leste Europeu. Ênfase, ainda, na natureza e no caráter estrutural das diferentes mídias.

OBJETIVOS

Geral

Compreender criticamente a natureza dos diferentes produtos de comunicação e das diversas mídias

Específicos

 Proporcionar ao aluno capacidade teórica-analítica para avaliar estruturas e políticas de comunicação contemporâneas

Estimular a pesquisa e o debate sobre novas tecnologias e o impacto das recentes mudanças econômicas e políticas mundiais nas condições de produção, circulação e consumo da informação  

Apresentar o novo contexto e os novos desafios presentes hoje na agenda dos profissionais de publicidade e jornalismo.

Atualizar a visão sobre as teorias da comunicação, com ênfase naquelas utilizadas para comparação dos media.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Balanço e tendências atuais no campo teórico da Comunicação  

  2. Velhas e novas mídias no panorama da globalização e da revolução tecnológica  

  3. As múltiplas dimensões da Comunicação, Estado e Economia no mundo contemporâneo 

  4. Impacto das inovações tecnológicas na cultura e na comunicação mundial  

  5. Políticas de comunicação: estudos de caso,

    1. Brasil, Mercosul e América Latina

    2. Europa

    3. Estados Unidos

    4. Ásia

    5. Países Socialistas em Transformação 

AVALIAÇÃO

8.1 Formas e Critérios

Serão realizadas quatro avaliações no semestre:

A1 - Prova escrita

Característica: individual, sem consulta, com 05 (cinco) questões dissertativas.

Data: 03/04/2000 - Conteúdo ministrado até 27/03/2000

A2 - Seminários em grupos (primeira semana de maio de 2000)

Projeto prático: comparação e análise de mídia

Tema: A abordagem da chamada "Nova Economia"

A3 - Seminários em grupos (junho de 2000)

Projeto prático: Políticas e Sistemas de Comunicação: Panorama Internacional da Comunicação e Análise da mídia no MERCOSUL

ROTEIRO

Mídias:

Jornais e Revistas

Identificar

classificação dos jornais e número de jornais (regionais, nacionais, especializados, genéricos, etc.)

circulação total dos jornais diários

classificação das revistas e número de títulos

circulação das revistas

características especiais dos jornais e revistas

o presente e o futuro de jornais e revistas na opinião de jornalistas, entidades, professores e especialistas em comunicação 

Rádio e Televisão (aberta e a cabo)

Identificar

empresas públicas e empresas privadas de radiodifusão

audiência (perfis)

programação

tecnologias

características especiais

características atuais e tendências

Legislação (regras e principais leis sobre os meios de comunicação)

Imprensa

Radiodifusão (TV e Rádio)

Internet

Publicidade

características gerais

aspectos relacionados à produção (tecnologias, utilização de atores, recursos de animação, etc.)

criatividade dos anúncios e comerciais

Tendências do mercado (jornalismo)

Assessorias de Imprensa

Agências de Notícias On Line (tempo real)

futuro do Jornalismo na visão dos correspondentes internacionais

Tendências do mercado (publicidade)

Oferta de emprego, habilidades mais valorizadas, etc.

Investimento publicitário no mercado brasileiro

A4 - Leituras e Resenhas Críticas

Leitura 1 (um desses livros) - Entrega em 24/04/2000

MATTELART, Armand e Michèle: História das Teorias da Comunicação: capítulo VII, O domínio da comunicação, pp. 157-183

ou

MARCONDES Filho, Ciro - Cenários do Novo Mundo, SP, NTC, 1998.

Leitura 2 (um desses livros) - Entrega em 12/06/2000

MORAES, Dênis de - Planeta Mídia. Campo Grande, Letra Livre, 1998

ou

KUNCZIK, Michael - Conceitos de Jornalismo. SP, EDUSP, 1997 -

Critérios

A primeira avaliação terá peso 10 (cada questão da prova escrita vale, no máximo, 02 (dois) pontos.

A segunda avaliação será dividida em duas partes:

A terceira avaliação seguirá os mesmos critérios da segunda.

A quarta avaliação contemplará o conteúdo das resenhas e o cumprimento dos prazos de entrega. Se cumpridos todos os requisitos de qualidade, cada uma das resenhas poderá valer até 5,0 (cinco) pontos.

Observação: não serão aceitas resenhas for a do prazo de entrega.

Orientações quanto à Exposição oral/apresentação em sala

Deverá ter a seguinte estrutura:

Na avaliação do grupo serão considerados os seguintes aspectos:

  1. organização e planejamento (evitar improvisos, manter a pontualidade de todo o grupo, evitar atrasos ou extrapolar o prazo)

  2. unidade (o trabalho deve ter seqüência, links; na passagem de um tópico para outro demonstrar que as partes fazem parte de um todo, evitando-se a fragmentação, quebra de ritmos e "passagens" que confundem o público)

  3. conhecimento e domínio do assunto

  4. riqueza de informação (capacidade do grupo em pesquisar e reunir dados)

  5. clareza e segurança na exposição (não deve ser lida, nem "decorada")

  6. nível de profundidade na abordagem do tema (capacidade do grupo em ir além e pinçar pontos relevantes)

  7. usar criatividade (formas alternativas e diferentes de apresentação, por exemplo, produção própria de vídeos, montagem de cenas/teatro, etc.)

  8. contribuir para o debate (levantar questões para o envolvimento da turma)

Orientações quanto ao "paper"

O texto deverá ter a seguinte estrutura:

  1. introdução (situar o tema/assunto)

  2. síntese (apontar as idéias e informações principais a respeito do tema/assunto)

  3. indicação de bibliografia e das fontes consultadas para produção do trabalho

Na avaliação do texto serão considerados os seguintes aspectos:

a) correção gramatical e clareza

b) capacidade de realçar as informações mais relevantes

  1. consistência (argumentação sólida, poder de convencimento do texto)

  2. esforço de pesquisa de campo e bibliográfica

A nota final resultará da média aritmética simples entre os resultados das quatro avaliações.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MATTELART, Armand e Michèle: História das Teorias da Comunicação: capítulo VII, O domínio da comunicação, pp. 157-183

MARCONDES Filho, Ciro - Cenários do Novo Mundo, SP, NTC, 1998.

MORAES, Dênis de - Planeta Mídia. Campo Grande, Letra Livre, 1998

KUNCZIK, Michael - Conceitos de Jornalismo. SP, EDUSP, 1997

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. RJ, Ediouro, 1996.

Complementar

HARVEY, David. A condição Pós-moderna. SP, Loyola, 1992.

CONNOR, Steven. Cultura Pós-moderna. SP, Loyola, 1992.

SFEZ, Lucien. Crítica da Comunicação. SP, Loyola, 1994.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa, Editorial Presença, 1987.

BARROS, Filho Clóvis. Ética na Comunicação. SP, Moderna, 1995.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder e FAUSTO Neto, Antônio (org.). Comunicação e Cultura Contemporâneas. RJ, Notrya, 1993.

FAUSTO Neto, Antônio, BRAGA, José Luiz e PORTO, Sérgio Dayrell, Brasil: Comunicação, Cultura & Política. RJ, Diadorim, 1994.

Revista Comunicação & Política v. I, n. 2. Dez/94 e mar/95. Mídia, Drogas e Criminalidade. RJ, Cebela, 1995.

SANTOS, Jair Ferreira. O que é Pós-Moderno? SP, Brasiliense, 1986.

BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Informação e da Comunicação. Petrópolis, Vozes, 1994.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da Comunicação. Lisboa, Editorial Presença, 1990

Revista Intercom. Comunicação na década de 90: impasses teóricos e metodológicos. Vol. XVI, número 2, jul/dez, 1993.

MARCONDES, Ciro. Sociedade Tecnológica. SP, Scipione, 1994.

PARENTE, André (org.) Imagem Máquina:A Era das Tecnologias do Virtual. SP, Editora 34, 1993.

ALMEIDA, Cândido José Mendes. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. SP, Summus, 1988.

FADUL, Anamaria (org.) Novas Tecnologias de Comunicação. SP, Summus, 1986.

RECORDER, Maria José, ABADAL, Ernest e CODINA, Luís. Comunicação eletrônica e novas tecnologias. SP, Summus, 1996.

Revista Comunicação & Política v.III, n.1 jan/abr/96. Mídia e Tecnologias. RJ, Cebela, 1996.

BENNATON, Jocelyn. O que é cibernética. SP, Brasiliense, 1984.

NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. SP, Cia. das Letras, 1995.

DIZARD, Wilson. A Nova Mídia. RJ, Jorge Zahar, 1997.

GILDER, George. Vencendo na revolução digital: a vida após a televisão. RJ, Ediouro, 1996.

SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. SP, Unesp/Brasiliense, 1993.

SADER, Emir e BORÓN, Atilio (org.). Pós-Neoliberalismo: as Políticas Sociais e o Estado Democrático. RJ, Paz e Terra, 1995.

IANNI, Octavio. A Sociedade Global. RJ, Civilização Brasileira, 1993.

IANNI, Octavio. A Era do Globalismo. RJ, Civilização Brasileira, 1996.

IANNI, Octavio, Teorias da Globalização, Metáforas da Globalização, capítulo I, Rio, Civilização Brasileira, 1996.

KUNCZIK, Michael - Conceitos de Jornalismo. SP, EDUSP, 1997 - Capítulo 4. Definições Ocidentais de Jornalismo, pp. 97-114.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. SP, Brasiliense, 1994.

KENNEDY, Paul. Preparando para o século XXI. RJ, Campus, 1993.

NOVAES, Adauto (org.) Tempo e História. SP, Cia. das Letras, 1992.

GIANNOTTI, José Arthur. Fim da História ou fim da picada? In: Revista Novos Estudos CEBRAP número 34, novembro de 1992, SP.

BLACKBURN, Robin (org.) Depois da Queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. RJ, Paz e Terra, 1992.

DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-Capitalista. SP, Pioneira, 1993.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. SP, Cia. das Letras, 1995.

Dossiê Liberalismo/Neoliberalismo in: Revista USP número 17, mar/abr/mai, SP, 1993.

MORAES, Dênis (org.) Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande, Letra Livre, 1997.

FERREIRA, Leila da Costa (org). A Sociologia no horizonte do século XXI. SP, Boitempo, 1997.

VELLOSO, João Paulo dos Reis. A nova ordem internacional e a terceira revolução industrial. RJ, José Olympio, 1992.

OLIC, Nelson Bacic. A desintegração do Leste (URSS, Iugoslávia, Europa Oriental). RJ, Moderna, 1993.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. RJ, Editora UFRJ, 1996.

HOINEFF, Nelson. TV em expansão. RJ, Moderna, 1991.

HOINEFF, Nelson. A nova televisão. RJ, Relume Dumará, 1996.

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. SP, Boitempo, 1996.

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadável que nos sorri. RJ, Ediouro, 1996.

DINES, Alberto, VOGT, Carlos e MELO, José Marques (org.) A imiprensa em questão. Campinas, Unicamp, 1997.

FALLOWS, James. Detonando a notícia: como a mídia corrói a democracia americana. RJ, Civilização Brasileira, 1997.

PIGNATARI, Décio. Letras, Artes, Mídia. SP, Editora Globo, 1995.

MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siècle. SP, Scritta, 1993.

SODRÉ, Muniz. A máquina de narciso: televisão, indivíduo e poder no Brasil. RJ, Achiamé, 1984.

KAPFERER, Jean-Noel. Boatos: o mais antigo mídia do mundo. RJ, Forense Universitária, 1993.

TAHARA, Mizuho. Mídia. SP, Global, 1995.

LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília, Editora UnB, 1994.

BOAS, Sérgio Vilas. O estilo magazine: o texto em revista. SP, Summus, 1996.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo. SP, Summus, 1994.

LEAL FILHO, Laurindo. A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão. SP, Summus, 1997.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo e MELO, José Marques (org.). Políticas Regionais de Comunicação: os desafios do Mercosul. SP, Intercom/Universidade Estadual de Londrina, 1997.

MAHONEY, Eileen - A política de comércio em telecomunicações, in Bolaño, César (org), Privatização das telecomunicações na Europa e na América Latina. Aracaju, Edufs, 1997.

BOLAñO, César Ricardo Siqueira. Economia Política das Telecomunic ações, da Informação e da Comunicação. SP, Intercom, 1995.

MATTOS, Sérgio. Televisão e Políticas Regionais de Comunicação. SP, Intercom, 1997.

BULIK, Linda. Doutrinas da Informação no mundo de hoje. SP, Loyola, 1990.

SQUIRRA, S. O Século Dourado: a comunicação eletrônica nos EUA. SP, Summus, 1995.

BAGDIKIAN, Bem H. O Monopólio da Mídia. Scritta Editorial, 1993.

Revista Intercom. A Comunicação nos EUA e URSS. ano XII, número 61, jul/dez, 1989.

Revista Intercom. A Comunicação na Europa. Ano XII, número 60, jan/jun, 1989.

Conferências & Debates do 1º Encontro Internacional de Jornalismo. RJ, IBM do Brasil, 1989.

Conferências & Debates do 2º Encontro Internacional de Jornalismo. RJ, IBM

Do Brasil, 1990.

Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações. Seminário de Ccmunicação Banco do Brasil, Brasília, 1996.

O Jornalismo norte-americano em transição. Publicado pelo Serviço de Divulgação e Relações Culturais dos EUA, 1994.