Os Saberes da Comunicação: dos fundamentos aos processos


Autores: Florence Dravet, Gustavo de Castro e João José Curvello (organizadores)
Editora: Casa das Musas
Ano: 2007
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 252
Acabamento: brochura
Idioma: Português
ISBN: 978-85-98205-26-7
R$ 30,00 mais frete
Lançamento

Apresentação

Os Saberes da Comunicação: dos fundamentos aos processos

Florence Dravet/Gustavo de Castro/João José Curvello (organizadores)

Esta obra coletiva nasceu do processo de amadurecimento de uma equipe de pesquisadores vinculados à Universidade Católica de Brasília, com a especial colaboração de expoentes da pesquisa em Comunicação, no Brasil e no mundo como Michel Maffesoli, Robert Craig, Joshua Meyrowitz e Ciro Marcondes Filho. Esse feliz encontro se deu a partir dos projetos desenvolvidos nos grupos de pesquisa "Cidadania, Cultura e Comunicação", "Razão-Poesia" e "Epistemologia da Comunicação", credenciados no CNPq. No âmbito desses grupos, as questões relativas aos saberes, às teorias, aos métodos, aos processos comunicacionais na mídia, na cultura e nas organizações sociais vêm sendo tratadas de forma articulada, sistemática e crítica, o que tem permitido uma relação produtiva com outros grupos e centros de pesquisa. O livro que aqui se apresenta traz um extrato desse diálogo acadêmico e científico e, desde já, se inscreve como leitura recomendada para professores, estudantes e pesquisadores da Comunicação e das áreas de Ciências Sociais e Humanas.

Sumário

Apresentação: A religação dos saberes da comunicação

I - FUNDAMENTOS

O princípio vital: considerações epistemológicas sobre a comunicação (Michel Maffesoli)
As metáforas da mídia como epistemologias implícitas (Joshua Meyrowitz)
Comunicação, uma ciência anexata e contudo rigorosa (Ciro Marcondes Filho)
O Aberto como fundamento da comunicação (Gustavo de Castro)
Para que serve um Bachelard: Fundamentos epistemológicos da comunicação digital (Milton Cabral Viana)
A transparência da linguagem como abertura ao diálogo (Florence Dravet)
Autopoiese e comunicação nos sistemas organizacionais (João José Azevedo Curvello)

II - PROCESSOS

Comunicação: prática e teoria (Robert T. Craig)
A comunicação: prática, processo e performance (Guy Massart)
A análise de discurso de vertente francesa nos estudos de jornalismo (Elen Geraldes e Janara Sousa)
A formação dos campos do saber científico: o caso do campo comunicacional (Eduardo Duarte)
Comunicação: a tradição do "fuxico" nas casas religiosas (Roberval Marinho)
A interface mídia e feminismo no âmbito dos direitos humanos (Liliane Machado)
Discurso e texto nos processos comunicacionais (Luiz Carlos Iasbeck)
Processo de comunicação em narrativa publicitária: contando histórias do homem contemporâneo (Márcia Flausino)