Você se comunica bem no 
            trabalho? 
            
  Yone 
            Simidzu Da equipe do Correio
  
            
              
              
                | Wanderlei Pozzembom |  
              
                  |  
              
                | João José Curvello, 
                  especialista em comunicação: ‘‘O primeiro e mais importante 
                  passo é desenvolver a auto-estima’’ 
             |   São Paulo — ‘‘Então você tem 15 anos de 
            experiência?’’, pergunta o recrutador de recursos humanos ao 
            candidato a uma vaga na empresa. ‘‘É, 15 anos’’, responde o 
            entrevistado. 
              Com essa resposta econômica e curta, esse 
            profissional perdeu não apenas a oportunidade de falar de sua 
            trajetória profissional como também de mostrar desembaraço para se 
            comunicar. Perdeu a chance de conseguir a vaga. 
              ‘‘Se o candidato não souber falar e escrever de 
            forma clara está liquidado’’, afirma a gerente Ana Maria Cadavez, da 
            consultoria KPMG. Ela, por exemplo, descarta na hora um candidato 
            que dá respostas secas e curtas, indícios de que tem dificuldades em 
            se comunicar com outras pessoas. 
              Não são apenas as palavras que contam. A 
            entonação da voz, a firmeza ao falar, a habilidade em articular 
            pensamentos e palavras e a linguagem corporal formam um conjunto que 
            define a capacidade comunicativa e o perfil de um candidato. 
              O olhar também é fundamental. ‘‘Sabemos quando um 
            candidato mente pois ele sempre desvia o olhar’’, diz a gerente de 
            recrutamento e seleção da Mission, Roseli Melo. ‘‘Não adianta nada 
            uma pessoa dizer que tem firmeza na negociação, se ela está afundada 
            na cadeira e sua voz praticamente não sai.’’ 
              A exigência de habilidade para se expressar tem 
            fundamento: o funcionário terá de falar com colegas e chefes, 
            negociar com clientes, participar de reuniões, entre outras 
            atividades.   
            FIM DAS ILHAS 
              A comunicação é hoje uma das principais 
            preocupações das empresas modernas que adotaram o trabalho em 
            equipe. O líder tomou o lugar do chefe. E não há mais ‘‘ilhas’’, 
            onde cada funcionário cuida apenas de determinadas tarefas. 
              Mesmo essas empresas ainda enfrentam dificuldades 
            de comunicação. É o caso de uma grande indústria paulista. Seu 
            departamento de marketing correu contra o tempo para preparar o 
            lançamento de uma novidade na data determinada. Faltavam poucos dias 
            quando descobriu-se que estava tudo pronto, menos o produto. 
              A área de marketing não havia sido avisada que 
            componentes da embalagem do produto, importados, estavam retidos na 
            alfândega. A empresa teve de adiar o evento e as campanhas de 
            divulgação. Desperdiçou tempo, dinheiro e ainda sofreu arranhões em 
            sua imagem junto a fornecedores e clientes. 
              A história é real e serve de exemplo de como a 
            falha de comunicação é um problema grave. Se não for encarada de 
            frente, pode impedir a empresa de atingir metas e até levá-la à 
            falência. 
              Nas novas estruturas organizacionais, a 
            comunicação é incentivada. A hierarquia se tornou menos rígida — a 
            distância entre funcionários de baixo escalão e diretores deixou de 
            existir. Nas empresas modernas, diretores dialogam com funcionários 
            em início de carreira sem nenhum constrangimento. ‘‘As empresas 
            perceberam que a comunicação influencia diretamente os resultados’’, 
            explica o consultor Waldimas Galvão, da W2 Comunicação Negocial. 
            ‘‘Quanto mais transparentes as organizações forem, mais 
            comprometidos e motivados serão os empregados.’’   
            NOVA POSTURA 
              Essas mudanças se devem também às novas 
            tecnologias, como o correio eletrônico ou a Internet, que permitem 
            que qualquer pessoa tenha acesso a informações. Até a conversa entre 
            os empregados, antes combatidas como desperdício de tempo, começam a 
            ser aceitas como um meio de crescimento profissional e circulação de 
            idéias. 
              Segundo João José Curvello, professor da 
            Universidade Católica de Brasília e integrante da Sociedade 
            Brasileira de Estudos da Comunicação (Intercom), descobriu-se que os 
            momentos de conversa informal eram um meio de aprendizagem. 
            ‘‘Percebeu-se que os funcionários falam de trabalho, trocam 
            experiências e aconselham-se mutuamente’’, explica. 
              O grande problema é que os chefes estão 
            acostumadas a falar e não a ouvir. Por isso, jamais se preocuparam 
            em saber se eram compreendidos ou não. Não se levava em conta se a 
            linguagem utilizada era a mais adequada. 
              Waldimas Galvão lembra que o papel dos chefes é 
            se fazer entender. ‘‘Em uma linha de produção, o funcionário que não 
            sabe qual é o foco e a missão da empresa trabalha sem ter idéia do 
            significado de sua tarefa como parte de um processo. Por isso, acaba 
            desmotivado’’, alerta. 
              A habilidade para se comunicar bem é uma 
            qualidade que pode ser conseguida (veja quadro ao lado). ‘‘Não é 
            preciso ser afável com todo mundo’’, brinca o professor João José 
            Curvello. O esforço para atingir essa habilidade é pequeno. O mais 
            difícil, segundo ele, é desenvolver a própria auto-estima e a dos 
            colegas de trabalho para que a comunicação flua 
            tranqüilamente.
  
            
            
            
              
              
                | Peça para ser avaliado |  
              
                * Até 
                  que ponto seus colegas de trabalho prestam atenção ao que você 
                  fala? Sua  comunicação é clara e eficiente? Este teste deve 
                  ser respondido pelas pessoas com as quais você mais se 
                  comunica na empresa. As respostas delas vão dizer como anda a 
                  sua capacidade de se comunicar bem. 
                  * Há quatro opções de resposta no 
                  teste. Elas devem pontuar cada uma de acordo com a lista 
                  abaixo. Depois, você soma os pontos e compara com a 
                  análise. (4) sempre  (3) na maioria das vezes (2) 
                  raramente (1) nunca  |  
              
                | Que tal a minha postura? |  
              
                | 1) presto atenção 
                  às reações da pessoa com quem converso? | 
                . |  
              
                | 2) falo de forma 
                  direta e objetiva? | 
                . |  
              
                | 3) atenho-me à 
                  pauta da reunião? | 
                . |  
              
                | 4) compartilho 
                  informações e conhecimentos importantes para o 
                trabalho? | 
                . |  
              
                | 5) olho nos olhos 
                  das pessoas com quem converso? | 
                . |  
              
                | 6) tomo decisões 
                  de acordo com os objetivos da empresa? | 
                . |  
              
                | 7) estimulo 
                  pessoas a expor opiniões diferentes das minhas? | 
                . |  
              
                | 8) faço perguntas 
                  para ter certeza de que todos entenderam minhas 
                idéias? | 
                . |  
              
                | 9) faço gestos 
                  para enfatizar as idéias? | 
                . |  
              
                | 10) aceito 
                  críticas ao meu trabalho? | 
                . |  
              
                | 11) peço 
                  explicação sobre palavras difíceis para que todos 
                  entendam? | 
                . |  
              
                | 12) esclareço a 
                  importância de cada trabalho para o resultado do 
                  negócio? | 
                . |  
              
                | Análise 
                  
                   * Acima de 35 pontos: Parabéns. 
                  Você demonstra ter habilidade desenvolvida para se comunicar 
                  bem no trabalho, impulsionando positivamente o desempenho dos 
                  colegas e da empresa. Seus parceiros agradecem.  
                  * De 26 a 35: Você tem postura 
                  comunicativa pouco desenvolvida. Precisa melhorá-la para não 
                  prejudicar o desempenho da empresa e o seu. Tente ser mais 
                  claro e objetivo com seus colegas  
                  * Até 25: Comunicação tem pouca 
                  importância para você. Cuidado. Comece a melhorar a sua 
                  capacidade de comunicação na empresa antes que seja tarde 
                  demais.  
                  Fonte: W2 
              Comunicação  |  
              
                | Pratique |  
              
                | A 
                  habilidade para se comunicar bem é uma qualidade que pode ser 
                  desenvolvida. Veja alguns conselhos de especialistas na 
                  área: |  
              
                | * Zele 
                  por sua auto-estima (nunca se menospreze ou se deprecie). A 
                  atitude positiva o ajudará a falar com firmeza. É bom também 
                  estimular a auto-estima dos colegas de trabalho para a 
                  comunicação fluir 
                   * Procure saber antes o perfil do 
                  receptor da mensagem. Evite jargões técnicos, compreensíveis 
                  apenas para quem é do ramo  
                  * Escolha as palavras mais simples 
                  ao dirigir-se a estrangeiros. Tenha o cuidado de falar 
                  pausadamente  
                  * Grave a própria voz e ouça com 
                  espírito crítico. Ao fazer isso, é possível verificar se a 
                  fala é monocórdica (não muda de tom) ou se sofre de falta de 
                  ritmo. Ler poesia em voz alta pode ser um bom exercício. 
                   
                  * Faça associações de imagens. Em 
                  vez de dizer: ‘‘Nossas vendas estão diminuindo 
                  repentinamente’’. Por que não: ‘‘Nossas vendas estão caindo 
                  como granizo durante uma tempestade?’’  
                  * Prepare-se para as reuniões. 
                  Tenha argumentos sólidos e embasados. Fazer gestos para 
                  enfatizar idéias, sem exagero, ajudam a fixar a atenção do 
                  público  |    
            
 |    |